Colaboradores

Colaboradores

Esta tabela corresponde aos dados dos colaboradores da empresa divididos pela atuação (Cliente, Fornecedor, Funcionário, Representante, Transportador, Vendedor e Produtor Rural). Recomenda-se cadastrar todos os dados possíveis nesta tabela, tendo assim uma identificação mais efetiva dos colaboradores da empresa.

Importante: Para clientes que usam Nota fiscal eletrônica, entre em contato para ajuda. 

Em “Configura→Configura Manutenção de colaboradores”, através da aba “Páginas e campos selecionados” é possível definir as páginas e os campos disponíveis para esta página na Manutenção de colaboradores. Para tanto, basta selecionar a página em “Nome da página” (para incluir uma nova página, clique em “Inserir página” e defina o nome da mesma) após, selecione os campos desejados para esta página em “Campos disponíveis” (basta clicar sobre o campo desejado e após, clicar em “Inserir campo” incluindo assim, o campo no box “Campos selecionados nesta página”). Os campos podem ser colocados em qualquer ordem neste box (Campos selecionados nesta página) após, basta clicar e arrastar o campo para a posição desejada. Caso deseje excluir um campo, clique sobre o campo desejado para exclusão e após, em “Excluir campo”.

É possível ainda, configurar quais os campos serão obrigatórios no preenchimento do cadastro, podendo ser configurado conforme a área de atuação, ou seja, cadastro de cliente, fornecedores, funcionários, vendedor, representante e outros. Basta clicar no botão “Campos obrigatórios” e marcar os campos desejados como obrigatórios para os campos da página selecionada conforme exemplo abaixo, “Dados principais”.

Por fim, clique em menu “Gravar”.


Nesta opção, selecione conforme a legenda da tela, os campos que deseja que sejam obrigatórios no preenchimento do cadastro, podendo ser configurado conforme a área de atuação, ou seja, cadastro de cliente, fornecedores, funcionários, etc.

Após clique em menu “Confirmar”.


Guia “Campos da pesquisa”, os campos selecionados em “Configurar campos da pesquisa”, participarão da pesquisa da opção Manutenção de colaboradores. Desta forma, quando o usuário utilizar a tecla F3 (no campo Código da opção Manutenção de colaboradores) para pesquisar algum colaborador, os campos aqui selecionados participarão da pesquisa.

Guia “Campos personalizados”, estes campos foram desenvolvidos com o intuito de permitir ao usuário incluir novos campos na Manutenção de colaboradores. Pois permite ao usuário definir o nome destes novos campos. Sendo possível a inclusão de campos texto, data e valor.

Para incluir campos personalizados, deve-se primeiramente selecioná-los na aba “Páginas e campos selecionados” (explicado anteriormente). Após, em “Título do campo”, define-se o nome do campo e o tamanho do mesmo (conforme imagem abaixo).

Por fim, clique em menu “Gravar”.


Na opção “Tabelas>Colaboradores” aba “Diversos”, no campo “Estabelecimento vinculado para transferência” deve-se vincular o estabelecimento desejado para transferência, para isso temos a opção de pesquisa (1.6 – Comandos especiais) opção F3.


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